Imagem do post do blog
21 de fevereiro de 2025
Como funciona a terapia familiar?


Afinal o que é terapia familiar? Para que serve? Como funciona? Quem participa?

Primeiro é importante dizer que existem muitas formas de se fazer terapia familiar, várias abordagens, vários olhares, várias formas de intervir. O que vou falar é a forma como eu vejo e trabalho.

O foco é no processos de construção da realidade da identidade familiar, dos significados que organizam a experiência vivida pela família.

O terapeuta não vai impor para a família sua visão de mundo ou mesmo tentar encaixar em modelos ideais. Nem vai tentar descobrir quem é o culpado, porque entendemos que, EM GERAL, todos estão implicados de alguma forma nas questões apresentadas. Na verdade, o terapeuta vai suscitar dentro da família novas formas de ver e entender suas dificuldades e buscar recursos dentro da família para que possam resolvê-los.

O objetivo é fazer a família entender sua história, a forma que se relaciona, os sentimentos, pensamentos e padrões responsáveis pela manutenção da situação de crise e impasse e descobrir novas formas de se relacionar e de se comunicar

E como faz isso? Nesse contexto eu vejo o papel do terapeuta como de organizador da conversa . O que isso quer dizer? Que através de pontuações, reflexões, questionamentos ,uso de técnicas( jogos, role-play, dramatização , arte) vai ampliar a visão que a família tem da questão gerar reflexão, integrar esse conhecimento e gerar mudança dentro da realidade de cada família.

A terapia é uma forma de ampliar e dar sentido na própria história e ampliando a forma de ver a situação pode encontrar novos recursos onde antes não via.

Na terapia familiar, em geral participam todos aqueles que de alguma forma estão envolvidos no problema. Então podemos focar no casal, nos membros que convivem na mesma casa, na família mais ampla e tudo isso vai sendo negociado durante o processo, dependendo do tipo de situação que estamos lidando.

Eu sou suspeita, mas para mim esse processo é fascinante, ver famílias desabrochando ou se reencontrando é muito gratificante.

Em publicações futuras trarei mais informação a respeito desta e de outras formas de cuidado.

Um grande abraço e até a próxima.